quinta-feira, 3 de junho de 2010

Segundo maior campo solar do mundo fica pronto ainda este ano

27/08/2009

A fazenda irá produzir 53 MW de energia limpa, o suficiente para abastecer 15 mil casas.

O segundo maior campo solar do Planeta e o maior Alemanha estará pronto no final deste ano, afirmaram os responsáveis pelo projecto. O Lieberose, localizado Brandemburgo, na Alemanha, terá uma capacidade de produção de 53 MW distribuída em 162 hectares, o equivalente a 210 campos de futebol, e com 700 mil módulos de película fina. Iniciativa da First Solar Inc. e da Juwi Holding, o campo recebeu um investimento de €160 milhões.

O projecto está sob responsabilidade da Juwi Solar GmbH, que também é responsável pelo planejamento, logística, supervisão da construção e entrega da fazenda solar, que deverá ser vendida a um investidor após pronta. Especializada em desenvolver energias alternativas como a solar, eólica, hídrica, biológica e geotérmica, a empresa implantou mais de 300 turbinas eólicas e 800 painéis fotovoltaicos desde dezembro de 2008 até hoje, gerando mais de 670 MW de energia limpa.
Já a First Solar é responsável pelos painéis solares que serão utilizados no campo, além de ter contribuído com os investimentos. A empresa, maior do mundo no ramo de produção de películas finas, pretende atingir uma capacidade de produção de 1 GW de energia renovável até o final de 2009.


Fonte: http://blog.eco4planet.com/2009/08/segundo-maior-campo-solar-do-mundo-ficara-pronto-ainda-este-ano/

Reflexão:
Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia eléctrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
Os países que mais produzem energia solar são Japão, Estados Unidos e Alemanha.

Elaborado por:
Ana Castro
Vanessa Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário