quarta-feira, 2 de junho de 2010

factores de metamorfismo


  • Tempo: todos os fenómenos relacionados com o metamorfismo ocorrem ao longo de longos periodos de tempo.

  • Temperatura: com o aumento da profundidade as rochas vão sofrer influencia do calor interno da Terra, do calor resultante da pressão litostatica ou do calor resultante da próximidade da introsão magmatica. Por acção do calor, certos minerais ficam instaveis e raegem com os outros minerais, ficando os elementos da sua rede cristalina dispostos segundo novos arranjos cristalinos.

  • Fluídos de circulação: As alterações metamórficas que ocorrem quando as temperaturas e a pressão se elevam são muito facilitadas se estiverem presentes fluidos de circulação. Ao reagirem com os minerais constituintes da rocha, dão origem a minerais de composição diferente, por remoção ou introdução de determinados componentes quimicos, que provocão alterações ao nivel da composição quimica e mineralogica da rocha.

  • Pressão/Tensão: a tensão é a força exercida por unidade de área, podendo no interior da Terra existir tensões litostaticas e nao litostaticas. Tensão litostaticam resulta do peso das rochas suprajacentes, sendo aplicada igualmente em todas as direcções e provocando a redução do volume e o aumento da densidade das rochas, pela redução do espaço entre as particulas que constituem os minerais. Tensão não litostatica é a pressão resultante dos movimentos tectonicos. Essas forças de natureza comoressiva,, distensiva ou de cisalhamento, provocam a deformação das rochas e o alinhamento dos minerais ou foliação.

Elaborado por: Diana Carneiro Nº12

Sem comentários:

Enviar um comentário