quarta-feira, 2 de junho de 2010

Chineses encontram 'maior sítio de fósseis de dinossauro' do mundo

Principal exemplar é um dino de 'bico de pato' com cerca de 20 m.
País cada vez se torna mais famoso pelos restos pré-históricos.


Cientistas anunciaram na China ter encontrado o maior sítio paleontológico do mundo na província de Shandong, no leste do país, informou a imprensa estatal nesta terça-feira. Os pesquisadores recuperaram cerca de 7.600 fósseis em um buraco de 300 metros de comprimento perto da cidade de Zhucheng nos últimos sete meses, disse a agência de notícias Xinhua.
Segundo a Xinhua, os fósseis encontrados incluem os restos de um hadrossauro de 20 metros, o que poderia ser um recorde para o chamado dinossauro "bico de pato".
Os cientistas vão interromper os trabalhos no inverno, mas disseram que mais escavações poderão levar a outras descobertas de fósseis.
Em janeiro, a Austrália devolveu a Pequim centenas de quilos de fósseis de dinossauros chineses, incluindo ovos de centenas de milhões de anos, recuperados em depósitos e contêineres, segundo a imprensa australiana.


Link:http://http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL939252-5602,00-CHINESES+ACHAM+MAIOR+SITIO+DE+FOSSEIS+DE+DINOSSAURO+DO+MUNDO.html


Reflexão:
Fóssil (substantivo masculino): Todo e qualquer vestígio identificável, corpóreo ou de actividade orgânica, de organismos do passado, conservado em contextos geológicos, isto é, nas rocha (do latim fossile < fossu, cavado, retirado do chão cavando).

Os fósseis e a sua idade
Os fósseis são objectos geológicos com uma origem biológica mais ou menos remota. É fundamental ter bem presente que os fósseis não são organismos! Muitos fósseis, como os fósseis de pegadas e de galerias, não são orgânicos, nem nunca foram organismos.
Não há limites cronológicos para os fósseis. Um objecto biológico não se torna um fóssil apenas depois de um determinado número de milhares ou de milhões de anos enterrado. Não é a idade que define o fóssil, mas sim a sua génese e o seu contexto presente.


Elaborado por:
Ana Castro
Vanessa Costa






Queres saber mais sobre FÓSSEIS?
Então dá uma vista de olhos nos seguintes locais:

http://fossil.uc.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário