sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Actividade experimental - Reprodução assexuada




Foi-nos proposto realizar uma actividade experimental sobre a reprodução Assexuada. A experiência que realizamos tinha como questão foco:"Quais as estratégias de reprodução assexuada (gemulação e esporulação)?". Como em todas as experiências anteriores tivemos em conta vários princípios, como por ex.:



  • A reprodução é uma característica fundamental dos seres vivos, permitindo formação de novos individuos.
(...)
  • A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais; (...)

Para realizar esta actividade tivemos em conta estes conceitos: reprodução assexuada, esporulação, gemulação, seres unicelulares, gémula, esporos, esporângios, hifas, célula, leveduras, bolor, fungos, mitose, divisão de células e núcleo.
Na gemulação, ao colocar a amostra no microscópio foi possível observar a formação de expansões na superfície da célula que, ao separarem-se, davam origem a novos indivíduos de menor tamanho que o progenitor. Na esporolação, a observação da amostra ao microscópio permitiu-nos visualizar o bolor presente no pão e na fruta. Ao visualizá-lo conseguimos distinguir os esporos, os esporângios e as hifas. O objectivo desta experiência foi atingido, permitindo-nos a observação dos processos de reprodução assexuada.







Materiais que utilizamos pra poder ver a Gemulação e a Esporulação:


Importante saber que:

Os fungos (bolores) são organismos com células eucarióticas muito importantes na natureza. Os fungos classificam-se em bolores, leveduras e cogumelos. Os bolores ou mofos apresentam estruturas morfológicas típicas que permitem diferenciá-los dos outros seres vivos. Eles crescem em substratos simples e em meios usualmente acidificados. È comum observá-los a crescer em substratos sólidos como em certos alimentos como pães, frutas cítricas, apresentando o aspecto aveludado. A coloração dos bolores é dada pelos esporos. Cada esporo pode dar origem a um novo bolor. Os bolores são organismos pluricelulares que se apresentam como filamentos ao microscópio óptico comum com menor aumento.




Elaborado por: Ana de Castro; Ana Ferreira; Diana Carneiro; Vanessa Costa

3 comentários:

Anónimo disse...

naum achei oq qeria

Anónimo disse...

não achei o que queria*

Anónimo disse...

nem eu

Enviar um comentário