sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Actividade Experimental - "Como exrair o DNA de células de kiwi?



Foi-nos proposto realizar uma actividade experimental sobre o DNA. Essa experiencia tinha como questao foco: "Como extrair o DNA de células de kiwi?". Para realizar esta experiência tínhamos que ter em conta alguns pricípios, como por exemplo:


  • Todos os seres vivos são constituidos por células;
  • A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos;
  • O kiwi é um ser vivo multicelular constituído por células eucarioticas vegetais;
  • A técnica de extracção do DNA consta de 2 etapas: ruptura das membranas (detergentes, sendo um solvente de gorduras, destrói as membranas de fosfolípidos); separação da cromatina (DNA e proteínas);


(...)

Na realização desta actividade também tivemos em conta os seguintes conceitos: célula procariótica, célula eucariótica animal e vegetal, DNA, proteínas, cromatina, núcleo, membrana nuclear, membrana plasmática, nucleótido.
Para romper a parede celular das células vegetais do kiwi esmagou-se o kiwi no almofariz. O detergente utilizado serviu para romper as membranas deixando que se liberta-se o DNA e as proteínas do núcleo.

Quando se adicionou lentamente etanol gelado ao filtrado, os filamentos de DNA ascenderam lentamente na camada de etanol surgindo mais próximo da superfície.



Foram atingidos os objectivos, no entanto a molécula de DNA não foi observada a olho nu somente só se poderia fazê-lo ao microscópio electrónico. A razão pela qual podemos observar o DNA na nossa experiencia resulta de milhões de cadeias de DNA e proteinas aglomeradas.

Elaborado por: Ana de Castro; Ana Ferreira; Diana Carneiro; Vanessa Costa




Sem comentários:

Enviar um comentário