Aquíferos mediterrânicos contaminados
A extracção de água dos aquíferos em quantidade superior à capacidade de estes se realimentarem está a provocar em toda a bacia mediterrânica o fenómeno da intrusão salina. Um dos casos mais graves é o do sul de Espanha, onde 60% dos aquíferos situados junto à costa estão já contaminados.
De acordo com um dos autores da pesquisa, a água doce que é contaminada por 5% de água do mar fica logo imprópria para uso humano e também para a agricultura. José Benavente Herrera, da Universidade de Granada, refere que cada aquífero deve ser estudado para se lhe aplicar uma solução, a qual pode passar, primeiro, por suspender as extracções e até pela injecção de mais água.
Fonte: http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=707029
Reflexão:
Normalmente os aquíferos estão a grandes profundidades, ultrapassando mesmo os 500 metros, o que diminui bastante o risco de contaminação pois os contaminantes são filtrados antes de atingir o lençol freático, mesmo assim produtos organoclorados como o CFC (agente laranja) e 2-4-d usado para secar plantações e outros metais pesados que podem atingir estas reservas.O maior risco são nas áreas de recarga dos aquíferos, pois a proximidade da superfície aumenta o risco, assim qualquer substância tóxica pode ser um problema desde lixo doméstico, águas de esgotos, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário