sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Início da Geologia


Arranjei um tempinho para vir escrever as minhas reflexões e notas que tiro durante as aulas. São as mini-férias de Carnaval (são poucos dias, mas o importante é que os temos :D) e nestes dias vou estar atenta a novos vídeos e notícias que possam sair.
Começo então por falar que iniciamos a componente de Geologia deixando para trás (até ao teste intermédio que se aproxima) a Biologia. (26 – 01 – 2010)


Ocupação Antrópica

As zonas de vertente, sobretudo quando o seu declive é mais acentuado, são locais onde fenómenos, tal como a erosão, podem ser mais rápidos e mais extensos. A erosão das vertentes, ou forma como elas se vão modificando, deve-se essencialmente a dois tipos de causas naturais:
  • A erosão hidrica, essencialmente provocada pelas águas da chuva;
  • Os movimentos de terrenos, também designados como movimentos em massa.

No primeiro destes dois tipos, estamos perante uma situação em que a erosão se processa de uma forma mais ou menos lenta e gradual, em consequencia do desgaste dos solos provocado pelo impacto das gotas de chuva e pelo o escoamento das águas ao longo das vertentes. Os materiais arrancados ás vertentes são, quase sempre, em pequena quantidade e de pequenas dimensoes.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fixismo e Evolucionismo

Check out this SlideShare Presentation:

Lamarkismo

Check out this SlideShare Presentation:

Darwinismo

Check out this SlideShare Presentation:

Reprodução Sexuada

Foi-nos proposto realizar uma actividade experimental sobre a Reprodução Sexuada. Esta experiencia tinha a seguinte questão foco:"Como ocorre a reprodução sexuada nas plantas com flor?". Como nas 3 experiencias anteriores para realizar esta experiencia tivemos em conta vários principios, como por exemplo:
  • Os orgãos reprodutores ou as estruturas onde se produzem os gametas, nas plantas, são designadas por gametangeos e como tal, existem gametangeos femininos e masculinos;

(...)

  • A polinização é cruzada quando se verifica que os grãos de polén caem sobre o estigma de outras plantas.
Nesta actividade os conceitos a ter em conta foram: Reprodução sexuada nas plantas; gametas; gametangeos femininos e masculinos; estames; carpelo; antera; estigma; estilete; filete; tubos polinicos; grãos de polén; ovários; óvulos; polinização directa e cruzada; hermafroditas; fecundação; esporangeos e esporos.
No tabuleiro, continhamos uma flor hermafrodita. A flor é constituida pelos seguintes orgãos reprodutores: os estames, os carpelos. Os estames são os orgãos reprodutores masculinos da flor, este é constituido por anteras e filetes. No interior dos sacos polínicos das anteras são produzidos grãos de polén. Os carpelos são os orgãos reprodutores femininos, este é constituido por estigmas, estilete e ovário. No interior do ovário formam-se os gametas femininos, em estruturas pluricelulares chamados óvulos. A polonização é directa porque os grãos de polén caem sobre os seus próprios estigmas. As flores hermafroditas terão sempre polinização directa porque possuem orgãos reprodutores masculinos e femininos na mesma planta.

Com esta actividade chegamos á conclusão que algumas das plantas com flores são dependentes de insectos e alguns tipos de animais para a sua reprodução, pois com a ajuda destes seres o polén é transportado de flor em flor garantindo assim a sua polinização.
Elaborado Por: Ana Castro; Ana Ferreira; Diana Carneiro; Vanessa Costa
(imagens reais)